Você gostou da criação do blog?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

1ºTrimestre( Atividade 9) ( 2 aulas)

E.M. Lions Clube Ocian
Língua Portuguesa – Prof. Patrícia Cristina Miranda

Aluno: ...................................................................................................                8ºano:..........
              

Atividade de compensação de ausência

LEITURA – compreensão e interpretação.
Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda às questões de interpretação.

O testamento

            Um homem rico, sem filhos, sentindo-se morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim:
            “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do mecânico nada aos pobres”.
            Não teve tempo de pontuar ¾ morreu.
            Eram quatro concorrentes. Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete:
            “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.”
            A irmã do morto chegou em seguida com outra cópia do testamento e pontuou assim:
            “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.”
            Apareceu o mecânico, pediu uma cópia do original e fez estas pontuações:
            “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres.”
            Um juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomou outra cópia do testamento e pontuou deste modo:
            “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico? Nada! Aos pobres!”

(Adaptado de: Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. 5ª série. São Paulo: Nacional, 1973.p.84)

Estudo do texto:

1. O testamento do homem rico, do modo como foi escrito por ele, tem clareza de ideias? Explique.

2. Por que cada personagem pontuou o texto à sua própria maneira?

3. Quanto à partilha dos bens,  qual foi a decisão final do juiz?

4. Afinal, o pobre sabia pontuar adequadamente  textos? Por quê?

5. Do modo como foi escrito o testamento pelo rico, poderíamos afirmar que havia o desejo da parte dele em  pagar o dívida que tinha com o mecânico?  Justifique sua resposta.

6. Qual informação encontrada no texto justificaria a necessidade do rico em fazer, às pressas, um testamento ao sentir a proximidade da morte?

7. O único travessão utilizado no texto representa a mudança da fala do personagem para o narrador ou representaria apenas um destaque especial para a palavra “morreu”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário