Você gostou da criação do blog?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

1ºTrimestre( Atividade 4) ( 2 aulas)

E.M.Lions Clube Ocian
Professora: Patrícia Cristina Miranda
Disciplina: Língua Portuguesa

Nome :_______________________________________________ 8ºano:_______

Atividade de compensação de ausência

1-    Leia a manchete:

“Evento discutirá o papel da propaganda na obesidade infantil.”
                                                  Folha On-line, 17/08/05

a)     Em que tempo está conjugado o verbo destacado na manchete?
__________________________________________________________

b)    Reescreva a frase conjugando o verbo no presente.
__________________________________________________________

2-    Leia um trecho do texto “A casa” de José Paulo Paes:

“ Minha mãe, que se chamava Diva Guimarães Paes, completara apenas o primário, mas redigia com correção e certo apuro literário, numa letra bonita, as cartas que me escrevia toda semana quando fui estudar fora.”

a)     Com relação aos tempos verbais dos verbos do trecho, marque a opção correta:
(   ) chamava, redigia e escrevia (pretérito imperfeito)
(   ) chamava, redigia, escrevia e completara (pret.imperfeito)
(   ) completara e fui (pret. imperfeito)

b)    Todos os verbos estão em algum tempo do passado. Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

c)     Ela escreveu apenas uma carta ou ela tinha o costume de escrever ao filho? Qual verbo do texto confirma a sua resposta?
______________________________________________________________________________________________________________________________________




3- Complete as frases com os verbos entre parêntese. Atenção para o melhor tempo em cada frase.
a)     Quando __________________ em casa, meu irmão já estava me esperando.(entrar)

b)    Quando Ana era pequena, sua mãe lhe __________ a mesma coisa toda noite: não beba muita água antes de dormir.( dizer)

c)     Francisco _________________ a 5ª série no ano passado.(terminar)

d)    Minha irmã _________ quebrar minhas bonecas quando eu era pequena.(adorar)



4- Para cada frase há apenas uma opção correta. Escolha aquela adequada e complete as frases:

a)     Os times rivais ________________ muito no campeonato passado.(brigaram/brigarão)

b)    Os escritores ________________ seus livros na próxima bienal.(lançaram/lançarão)

c)     Na semana que vem, as alunas __________________ no coral da escola.(cantaram/cantarão)

d)    Meus amigos já me _________________ sobre a prova de amanhã.(avisaram/avisarão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário