Você gostou da criação do blog?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

2ºTrimestre( Atividade 5) (2 aulas)

E.M.LIONS CLUBE OCIAN
PROF PATRICIA

ATIVIDADE DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA



Nome:______________________________ 8º ano:_________________________________


A tapeçaria de Aracne

Há muito, muito tempo, na Grécia Antiga, contavam que Palas, a deusa da sabedoria, ensinava todos os segredos da fiação a uma moça chamada Aracne.
Aracne era de origem humilde, mas se tornou tão habilidosa com fios e tramas que até as ninfas dos bosques e dos rios vinham vê-la trabalhar. Não só porque os tecidos que fazia eram incomparáveis, mas até porque a graça de seus movimentos tinha a beleza de uma arte, desde que puxava os chumaços de lã ou cânhamo até quando fazia novelos e meadas. E, principalmente, depois, quando a linha macia e longa se convertia em belos panos num tear ou era ricamente bordada em desenhos divinos. Divinos, sim. Pois todos os que viam o trabalho de Aracne logo concluíam que ela aprendera seu ofício com Palas, e cobriam a deusa de louvores.
Ora, quanto mais atenção atraía, mais Aracne se ofendia com os elogios a Palas e negava qualquer mérito à deusa. Até que certo dia acabou exclamando:
_ Sou muito melhor tecelã que Palas! Se ela viesse competir comigo, todos iam ver isso. E, se me vencesse, poderia fazer comigo o que quisesse.
Antes de aceitar o desafio, a deusa se disfarçou e veio visitar Aracne sob a forma de uma velha, aconselhando-a a respeitar a experiência e a sabedoria dos anciãos e a reconhecer a superioridade dos deuses.
_ Se você se arrepender de suas palavras e pedir perdão, tenho certeza de que Palas a perdoará.- disse.
_ Você está de miolo mole, sua velha. Quer dar conselho? Vá procurar suas netas...Eu me defendo sozinha. Palas tem medo de mim. Se não tivesse, já teria vindo me enterrar.
A velha deixou cair o disfarce e se revelou em todo o seu esplendor:
_ Pois Palas veio, sua tonta!
As ninfas e todas as mulheres se prostraram diante da deusa, mas Aracne manteve o seu desafio.
Sem perder tempo, cada uma das duas foi para um canto do enorme salão, com seus novelos, meadas, fios e seu tear. Durante muito tempo, uma belíssima tape­çaria foi surgindo em cada tear. Palas fez questão de ilustrar em seu bordado todas as histórias de mortais que tinham desafia­do os deuses e os terríveis preços que tive­ram de pagar por isso. Aracne, por outro lado, mostrou em sua tapeçaria os inúme­ros crimes que os deuses já tinham cometi­do, recriados com exatidão e minúcia de detalhes. Cada uma, ao final, rematou seu trabalho com uma preciosa moldura tecido.
Ninguém se surpreendeu com a per­feição da obra de Palas. Mas quem ficou surpresa foi a deusa, pois, por mais que procurasse não conseguiu encontrar uma única falha. Com raiva, bateu várias vezes com seu bas­tão na testa da tecelã.
Não suportando a dor, Aracne passou um fio no pescoço para se enforcar. Mas Palas teve pena e a segurou, suspensa no ar, dizendo:
_ Você tem má índole e é vaidosa, mas tenho que respeitar sua arte. Não ad­mito que morra. Porém, você e seus descen­dentes viverão sempre assim, suspensos o tempo todo.
E, ao partir, borrifou-lhe uma poção que fez o cabelo da moça cair, a cabeça e o corpo encolherem, os dedos crescerem, e a trans­formou para sempre numa aranha, conde­nada a fabricar fio e teia até o final dos tem­pos. Sempre com perfeição incomparável.





Ana Maria .\!achado. 1n revista Nova escola. Ano VIII, nº 102, maio 1998.



Atividades

1-      Observe os elementos da narrativa que você leu e escreva:

a) Personagens:...........................................................................................................................

b) Narrador:(  ) narrador-observador    (  ) narrador-personagem

c) Espaço(lugar):........................................................................................................................

d) Tempo:...................................................................................................................................

2-      Organize os fatos de acordo com a ordem em que aconteceram no tempo da narrativa;

(   ) Aracne desafia Palas;
(   ) Palas ensina a Aracne os segredos da tecelagem;
(   ) Palas tenta inutilmente convencer Aracne a respeitar a sabedoria dos deuses;
(   ) Palas aceita o desafio;
(   ) Palas castiga Aracne por desafiá-la;

3-      Por que Aracne se aborrecia com os elogios das pessoas ao seu trabalho?

..................................................................................................................................................... 

.................................................................................................................................................... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário