Você gostou da criação do blog?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

2ºTrimestre( Atividade 1) (6 aulas)

E.M.LIONS CLUBE OCIAN                                                   PROFªPATRÍCIA                                                           
NOME _______________________________________________________8ºANO________ 
Atividade DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA
Encurtando o caminho

Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer. Viu outra menina passando pelo cemitério  e resolveu cortar caminho, fazendo o mesmo trajeto que ela.
Tratou de apressar o passo até alcançá-la e se explicou:
- Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga. Será que você se importa se nós formos juntas?
- Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra. – Quando estava viva, sentia exatamente a mesma coisa.
LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002

1. O texto acima é narrado na 3ª pessoa. Desta forma, podemos então afirmar que a história é contada do ponto de vista
(A)  da menina fantasma, que passeia no cemitério.
(B)  da própria Tia Maria, que conta sua aventura.
(C)  de um sobrinho ou sobrinha que conta o acontecido.
(A)    de um observador, que presenciou os fatos.

2. No texto “Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga.” a frase grifada tem o mesmo significado de


(A) frio.
(B) medo.
(C) satisfação.
(D) dúvidas.




Garoto de 11 anos morde pit bull para se defender de ataque

São Paulo - Um menino de 11 anos mordeu um cão pit bull e se livrou do ataque do animal em Sabará (região metropolitana de Belo Horizonte). Gabriel Alexandre da Silva estava em casa na tarde de ontem quando foi atacado pelo cão da família, Titã. Segundo a avó do menino, Arlinda Francisca de Almeida, Gabriel só conseguiu se desvencilhar do animal, que estava preso, ao segurar o cão pelo pescoço e mordê-lo. Gabriel quebrou um dente durante a mordida.
O menino saiu do jardim pulando o muro da casa. Enquanto isso, funcionários de uma obra batiam em um portão para tentar atrair o pitbull. Bombeiros recolheram o animal.
Fonte:www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=790137&tit=Garoto-de-11-anos-morde-pit-bull-para-se-defender-de-ataque

3. O texto lido é um exemplo de


(A) lenda.
(B) fábula.
(C) notícia.
(D) crônica





4. Uma sequência de acontecimentos são informações importantes que constam numa notícia. Indique a alternativa em que os fatos do texto estão organizados na sequência temporal.

(A) Gabriel segurou o cão pelo pescoço e o mordeu; o garoto pulou o muro; bombeiros recolheram o animal.
(B)  Gabriel pulou o muro; o garoto segurou o cão pelo pescoço e o mordeu; os bombeiros recolheram o animal.
 (C) O garoto segurou o cão pelo pescoço; o cão o mordeu; os bombeiros recolheram o animal.
 (D) Gabriel segurou o cão pelo pescoço e o mordeu; os bombeiros recolheram o animal; o garoto pulou o muro.

5. Ainda dentro da sequência de acontecimentos, certas frases no texto podem ser modificadas sem contudo perderem o sentido. Marque a alternativa incorreta.
(A) Gabriel só conseguiu se desvencilhar do animal segundo Arlinda Francisca de Almeida, a avó  do menino, que estava presa.
(B) Ao morder um cão pit bull, em Sabará, um menino de 11 anos se livrou do ataque do animal.
(C) Durante a mordida, Gabriel quebrou um dente.
(D) Enquanto funcionários de uma obra batiam em um portão, o menino saiu do jardim pulando o muro da casa.



O SAPO
Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos olhos dele e disse: “Você vai virar um sapo!” Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. Ars Poética, 1994.

6. No trecho “O príncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava.”, a expressão destacada significa que


(A)não deu atenção ao pedido de casamento.
(B)não respondeu à bruxa.
(C)não entendeu o pedido de casamento.
(D)não acreditou na bruxa.



7. O texto inicia com a frase “ Era uma vez ...” que é uma característica do(a)


(A) lendas.
(B) fábula.
(C) crônica urbana.
(D) conto de fadas.



8. As aspas usadas em “ Você vai virar um sapo!” servem para


(A) finalizar uma afirmação.
(B) indicar a fala do personagem.
(C) indicar a opinião do autor.
(D) finalizar uma frase exclamativa.




As Amazônias
Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro.Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu. É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.
SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

9. No texto, o uso da expressão “água que não acaba mais” revela


(A) admiração pelo tamanho do rio.
(B) medo da violência das águas.
(C)ambição pela riqueza da região.
(D)surpresa pela localização do rio.



10. Ainda sobre o texto, ele trata


(A)   da importância econômica do rio Amazonas.
(B)   de um roteiro turístico da região do Amazonas.

(C) das características da região Amazônica.
(D) do levantamento da vegetação amazônic




Leia o texto e responda à questão.

Queridos Leitores
                Eu sempre gostei muito de livros, de revistas e de jornais. Eu passava todo o tempo esperando ganhar um novo livro, esperando o Tico-Tico, que era uma revista que saía às quartas-feiras, e esperando que chegasse a Almanaque do Tico-Tico, que saía sempre perto do Natal.
                Era um livro grande e colorido e falava de tudo um pouco: de coisas sérias e de coisas engraçadas; histórias e lendas, brincadeiras e anedotas, adivinhações e enigmas. Há muitos anos não se publica o Almanaque do Tico-Tico.
                Então eu resolvi fazer um almanaque destinado a meus queridos leitores. Escolhi uma porção de histórias, brincadeiras, piadas e adivinhações, muitas poesias, brinquedos que a gente mesmo pode fazer e mais muitas surpresas.
                Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostava do meu velho Tico-Tico.
Um beijo da RUTH ROCHA

11. No texto encontramos o destinatário (“Queridos leitores”) e a assinatura (“ Ruth Rocha”). Especialmente em razão disso, percebemos que o texto é


(A) um poema.
(B) uma carta.
(C) uma canção.
(D) uma receita.



12. Pelas as informações da autora Ruth Rocha, podemos inferir que o almanaque que está publicando é o


(A)     primeiro.
(B)     segundo.
(C)     terceiro.
(D)     último.




Leia a tirinha abaixo:
13. Pela resposta do Garfield, as coisas que acontecem no mundo são


(A)  naturais.
(B) corriqueiras.
(C) curiosas.
(D) assustadoras.





Leia o poema abaixo escrito por Patativa do Assaré.

MINHAS FILHAS


Minhas filhas eu vejo que são três
E cada qual é da beleza irmã,
Se eu quero Lúcia, muito quero Inês,
Da mesma forma quero Miriam.

Vendo a meiguice da primeira filha,
Vejo a segunda que me prende e encanta,
A mesma estrela que reluz e brilha,
Se olho a terceira, vejo a mesma santa.

Se cada um com fervor venero,
Fico confuso sem saber das três
Qual a mais linda e qual mais eu quero
Se é Miriam , se é Lúcia ou se é Inês.

E já velho, a pensar de quando em quando
Que brevemente voltarei ao pó,
Eu sou feliz e morrerei pensando
Que a três filhas que tenho é uma só.


14.Para o velho, a primeira filha se destaca pela


(A) beleza.
(B) comportamento.
(C) meiguice.
(D) obediência.



15.Ao dizer “ brevemente voltarei ao pó”, o velho quer dizer que


(A) seu fim está próximo.
(B) sabe das dificuldades de sua sobrevivência.

(C) sente necessidade de se afastar de casa.
(D) vai percorrer estradas empoeiradas.



16.“ Minhas filhas” é um poema porque está organizado em


(A) orações e versos.
(B) versos e estrofes.
(C) parágrafos e estrofes.
(D) períodos e parágrafos.



17.O velho acha que suas filhas são igualmente


(A) belas.
(B) dedicadas.
(C) meigas.
(D) obedientes.



18. O poema trata especialmente


(A) das preferências de um pai.
(B) de uma relação familiar conflitante.
(C) do afeto de um homem por suas filhas.
(D) do respeito das filhas pelo pai.




Leia o texto e responda à questão

Vidas Secas
                No pequeno povoado rural de Malhada da Caiçara, a 45 km de Paulo Afonso, todo mundo é parente de Maria Bonita, a mulher do cangaceiro Lampião. Foi lá que ela nasceu, em 1911.
                Morador do povoado, Jhones Silva, 16, não tem certeza do grau de parentesco que tem com a musa do cangaço, mas desconfia que sua mãe seja sobrinha da mulher de Lampião.
                Matriculado na sexta série do Ensino Fundamental em povoado vizinho, Riacho, Jhones precisa dividir o tempo de estudo com o trabalho. Ele fica oito horas por dia na roça e ganha de R$13 a R$15 por dia trabalhado. Com o dinheiro, ele ajuda na casa e , quando sobra, compra roupas e sapatos. “Sou um pouco vaidoso”, admite.

19. Pode-se dizer que Jhones é


(A) sobrinho de Maria Bonita.
(B) estudante e trabalhador.
(C) preguiçoso e vaidoso.
(D) rico e consumista.



20.De acordo com o texto, se Maria Bonita estivesse viva , hoje ela teria


(A)  89 anos.
(B)  109 anos.
(C)  90 anos.
(D)  99 anos.




Leia o texto e responda à questão.

Bolo de arroz


3 xícaras de arroz
1 colher (sopa) de manteiga
1 gema
1 frango
1 cebola picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de creme de leite
Salsa picadinha



                Prepare o arroz branco, bem solto. Ao mesmo tempo, faça o frango ao molho, bem temperado e saboroso. Quando pronto, retire os pedaços, desosse e desfie. Reserve.
                Quando o arroz estiver pronto, junte a gema, a manteiga e a salsa, coloque numa forma de buraco e leve ao forno.
                No caldo que sobrou do frango, junte a cebola, o molho inglês, a farinha de trigo e leve ao fogo para engrossar. Retire do fogo e junte o creme de leite.
                Vire o arroz, já assado, num prato. Coloque o frango no meio e despeje por cima o molho.Sirva quente.

21.No texto, os verbos no modo imperativo, como “coloque” e “despeje”, expressam


(A) conselho.
(B) instrução.
(C) desejo.
(D) pedido.






Leia o texto e responda à questão.

OS TRÊS REIS MAGOS
                A lenda conta que, quando o menino Jesus nasceu, uma grande estrela apareceu no céu.
                Havia, no Oriente, três reis, Baltazar, Melchior e Gaspar. Eram chamados de Reis Magos, pois viviam estudando todos os assuntos e as estrelas do céu. Quando viram aquela grande estrela, souberam que o menino havia nascido.
                Saíram, cada qual de sua terra, montados em seus camelos e dirigiram-se a Belém, guiados por aquela estrela. Levaram de presente ao recém-nascido ouro, incenso e mirra.
                Eles acreditavam que, se o menino aceitasse o ouro, ele seria um rei, se aceitasse a mirra, seria um sábio, e se aceitasse o incenso, seria o próprio Deus.

22.Assinale a alternativa que, de acordo com o texto, completa corretamente a sequência: Logo que o menino Jesus nasceu, os reis
(A) estudaram as estrelas e depois os outros assuntos.
(B) levaram os presentes e depois estudaram as estrelas.
(C) viajaram para Belém e depois viram a estrela.
(D) viram a estrela e depois saíram para Belém.




GABARITO


1
A
B
C
D
2
A
B
C
D
3
A
B
C
D
4
A
B
C
D
5
A
B
C
D
6
A
B
C
D
7
A
B
C
D
8
A
B
C
D
9
A
B
C
D
10
A
B
C
D
11
A
B
C
D
12
A
B
C
D
13
A
B
C
D
14
A
B
C
D
15
A
B
C
D
16
A
B
C
D
17
A
B
C
D
18
A
B
C
D
19
A
B
C
D
20
A
B
C
D
21
A
B
C
D
22
A
B
C
D





















































Um comentário: