Você gostou da criação do blog?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

1ºTrimestre( Atividade 1) ( 4 aulas)

E.M.Lions Clube Ocian
Disciplina: Língua Portuguesa      Professora: Patrícia Cristina Miranda

Nome:__________________________________________ 8º ano:_______

Atividade de compensação de ausência

O que será que acontece quando dois amigos, que não se vêem há anos, se reencontram? Pode haver muita saudade, alegria, admiração pelas mudanças. Mas pode haver também a retomada de velhas implicâncias... Leia a texto a seguir e veja se isso se comprova.

Amigos

Os Dois eram grandes amigos. Amigos de infância. Amigos de adolescência. Amigos de primeiras aventuras. Amigos de se verem todos os dias. Até mais ou menos os 25 anos. Aí, por uma dessas coisas da vida, e como a vida tem coisas, passaram muitos anos sem se ver. Até que um dia...
Um dia se cruzaram na rua. Um ia numa direção, o outro na outra. Os dois se olharam, caminharam mais alguns passos e se viraram ao mesmo tempo, como se fosse coreografado. Tinham-se reconhecido.
_ Eu não acredito!
_ Não pode ser!
Caíram um nos braços do outro. Foi um abraço demorado e emocionado. Deram-se tantos tapas nas costas quantos tinham sido os anos de separação.
_ Deixa eu te ver!
_ Estamos aí.
_ Mas você está careca!
_ Pois é.
_ E aquele bom cabelo?
_ Se foi...
_ Aquela cabeleira.
_ Muito Gumex...
_ Fazia um sucesso.
_ Pois é.
_ Era cabeleira para derrubar suburbana.
_ Muitas sucumbiram...
_ Puxa. Deixa eu ver atrás.
Ele se virou para mostrar a careca atrás. O outro exclamou:
_ Completamente careca!
_ E você?
_ Espera aí. O cabelo está todo aqui. Um pouco grisalho, mas firme.
_ E essa barriga?
_ O que é que a gente vai fazer?
_ Boa vida...
_ Mais ou menos...
_ Uma senhora barriga.
_ Nem tanto.
_ Aposto que futebol, com essa barriga...
_ Nunca mais...
_ E você era bom, hein? Um bolão.
_ O que é isso?
_ Agora ta com a bola na barriga.
_ Você também.
_ Barriga, eu?
_ Quase do tamanho da minha.
_ O que é isso?
_ Respeitável.
_ Quem te dera um corpo como o meu..
_ Mas eu estou com todo cabelo.
_ Estou vendo umas entradas aí.
_ O seu só teve saída.
Ele se dobra de rir com a própria piada. O outro muda de assunto.
_ Fazem o quê? Vinte anos?
_ Vinte e cinco. No mínimo.
_ Você mudou um bocado.
_ Você também.
_ Você acha?
_ Careca...
_ De novo a careca? Mas é fixação.
_ Desculpe, eu...
_ Esquece a minha careca.
_ Não sabia que você tinha complexo.
_ Não tenho complexo. Mas não precisa ficar falando só na careca, só na careca. Eu estou falando nessa barriga indecente? Nessas rugas?
_ Que rugas?
_ Ora, que rugas.
_ Na. Que rugas?
_ Meu Deus, sua cara está que é um cotovelo.
_ Espera um pouquinho...
_ E essa barriga? Você não se cuida não?
_ Me cuido mais que você.
_ Eu faço ginástica, meu caro. Corro todos os dias. Tenho uma saúde de cavalo.
_ É. Só falta a crina.
_ Pelo menos não tenho barriga de baiana.
_ E isso o que é?
_ Não me cutuca.
_ Me diz. O que é? Enchimento?
_ Não me cutuca!
_E esses óculos são pra quê? Vista cansada? Eu não uso óculos.
_ É por isso que está vendo barriga onde não tem.
_ Claro, claro. Vai ver você tem cabelo e eu é que não estou enxergando.
_ Cabelo outra vez! Mas isso é obsessão. Eu, se fosse você, procurava um médico.
_ Vá você, que está precisando. Se bem que velhice não tem cura.
_ Quem é que é velho?
_ Ora, faça-me o favor...
_ Velho é você.
_ Você.
_ Você!
_ Ruína humana.
_ Ruína não!
_ Ruína!
_ Múmia!
_ Ah, é? Ah, é?
_ Cacareco! Ou será cacareca?
_ Saia da minha frente!
Separam-se, furiosos. Inimigos para o resto da vida.

Luís Fernando Veríssimo. Comédias da vida privada. Porto Alegre, LPM, 1994.P.137


Estudo do texto

1-      O que aconteceu com a alegria inicial do encontro entre os dois amigos? Por quê?
2-      Com que idade estão os amigos agora?
3-      Depois de tantos anos, é claro que os amigos já não são mais os mesmos. Copie as características de cada um, separando –as em duas colunas.
Cabeleira irresistível, barrigudo, bom jogador de futebol, usa óculos, careca, saúde de cavalo.
4-      Há uma característica, entretanto, que é comum a ambos na atualidade e que nenhum dos dois amigos quer assumir. Qual?
5-      No primeiro parágrafo, o autor afirma:
“ Aí, por uma destas coisas da vida, e como a vida tem coisas, passaram muitos anos sem se ver.”
Que coisas são essas às quais o autor se refere?
6-      Observe o que vai ocorrendo com a forma que cada um tem de qualificar o outro, do início ao final do texto. O que você nota?
7-      Que tipo de texto é esse? Justifique sua resposta.

Vocabulário

1-      Substitua as expressões destacadas por outras, que não sejam da linguagem popular.
a)      “_ Mas você está careca.”
b)      “_ Você mudou um bocado.”
c)      “ Tenho uma saúde de cavalo.”
d)     _ “Não me cutuca!”




Estudo da língua

Você já sabe que há orações que possuem sujeito explícito ( simples ou composto),
sujeito desinencial (oculto), outras que possuem sujeito indeterminado e outras, ainda, que não possuem sujeito.

1-      Leia as orações abaixo e veja se é possível identificar seus sujeitos. Se for possível, escreva quais são eles e quais são seus núcleos.

a)      Dois amigos se encontraram por acaso na rua.


b)      Ronaldo e Júlio não se viam há anos.


c)      Corro todos os dias, tenho uma saúde de cavalo.


d)     Saíram brigados.


2-      Observe a frase:

             A gente éramos amigos.
             A gente somos amigos de infância.

a)      Qual é o sujeito dessas orações?

b)      Qual é o núcleo desses sujeitos?

c)      Explique por que construções como essas não estão de acordo com a variedade padrão da língua.

d)     Reescreva as frases, adequando-as à norma culta da língua.



3-      Você estudou que o sujeito desinencial (oculto) torna as frases mais econômicas      e deixa o texto mais dinâmico. Leia as frases abaixo e transforme os sujeitos explícitos em sujeitos desinências(ocultos).

a)      Eu e meu amigo nos olhamos, eu e meu amigo caminhamos mais alguns passos, e eu e meu amigo nos abraçamos.


b)      Eu e meu amigo nós nos conhecemos desde a infância. Nós somos grandes amigos. Nós gostamos das mesmas coisas. Eu e meu amigo passamos muitos anos sem nos vermos, mas agora eu e meu amigo nos encontramos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário